Acabou o semestre!!!!



Finalmente!!!! Já estava surtada... Também eu já estava na função antes de começar o semestre e ( a louca aqui) peguei duas disciplinas as 7:30 da madrugada, ou seja, madrugar quatro dias da semana... Mas terminou!!!! E durante as férias/greve tenho um tempinho para escrever. Não sei se passei em tudo, também não vou saber até terminar a greve.





Então bora fazer uma atualização:


Fiz três disciplinas que merecem destaque Danças Populares, Dança Contemporânea I e Gestão e Projetos em Dança.

Danças populares, prof Jair Umann - Gente, ele é de mais!!! É uma que tem foco nas danças de salão. Ele aborda de uma forma tão simples, tão despretensiosa, a dança simples como é dança por pessoas normais, não a loucura que virou a dança de salão feita para o palco. Sem contar a abordagem, cheia de contextualizações sobre a cultura, os modos se fazer e ser para cada assunto abordado. E a metodologia de mini aulas. Cada um pesquisou,preparou e aplicou uma aulinha de 30min, 4 colegas eram "avaliadores" e depois das aulas se faziam comentários para ajudar o colega com apontamentos pertinentes. 
Como se aprende vendo outras aulas, outras metodologias,provocou-me muitas reflexões, me fez repensar muitas coisas, muitas aulas que já tive e dei.
E ainda para completar o cara tem muito embasamento teórico. A dissertação de mestrado dele está disponível online na biblioteca da UFRGS, recomendo!
 
Dança contemporânea I - Pois é, eu fiz... Achei que tinha que me livrar logo dessa bomba e resolvi fazer esse semestre. SETE E MEIA da madrugada... Mas, valeu a pena. A disciplina foi dada pela maravilhosa Tati Rosa, que foi professora da UERGS . Já na primeira aula ela me surpreendeu: ela quis "perder" aulas ouvindo a trajetória de cada um na dança, sem pressa, fazendo perguntas, conversando... DE MAIS!!!!!
A disciplina foi ministrada para 4 alunos. Foi um trabalho maravilhoso. A Tati nos deu muitas aulas teóricas, nos mostrou muitos trabalhos dos pioneiros, sempre acompanhado de uma longa e preciosa explicação do contexto, dos porquês, das motivações. Depois passamos para um estudo do corpo da movimentação e como ela era explorada na dança contemporânea. Continuo sem gostar de dança contemporânea, mas passei a ter um profundo respeito pelo trabalho de gente que realmente pensou sobre a dança e aprendi muito, trocamos muito, repensei muitas coisas, me trouxe questionamentos. Fiquei muito feliz de ter tido a oportunidade de ter aulas com ela, pois ela só estava substituindo uma outra profª. Mas tb estou muito feliz por ela que passou na prova de doutorado.

Gestão e projetos em dança - Com a mesma profª. Tati nos fez pesquisar e estudar editais e isso é uma coisa MUITO IMPORTANTE para nós das danças árabes!!!Pq só o povo do ballet e contemporâneo sabe disso e aproveita: 

PESSOAS TEM DINHEIRO

 PRA ESTUDAR, 

PRA FAZER ESPETÁCULO, 

PRA TRAZER PROFESSOR, 

PRA MANTER CIA

 é só procurar, estudar o edital e montar o projeto!!! E o melhor jeito de aprender isso é pesquisando, então não vou dar isso de bandeja, não! Vão pesquisar, vão estudar! 
É só procurar por "editais dança" no Dr Google. 




Comentários

Postagens mais visitadas