Reconhecimento é sempre bom...

O regulamento dos sonhos - LIBRAF


"Olá meninas!!

Quando resolvi participar do concurso de truco do sindicato dos bancários (outra vertente dessa personalidade: sou daquelas que conseguem ficar um feriado prolongado inteirinho na mesa de truco sem achar ruim), recebi um caderno de regulamento de 5 páginas extremamente detalhado, explicando todas as regras, critérios de desclassificação, premiações, tudo. Na minha ignorante concepção, jogar truco era simplesmente "sentar no tamborete" e começar a gritar o blefe. Não. Quando se fala em competição, a coisa se torna bem maior. 

Claro que, na hora, pensei nos concursos do Mercado Persa e seus regulamentos de 3 linhas que, na realidade, não possuem utilidade, porque:
1. Não explicam claramente cada uma das modalidades;
2. Não definem critérios de julgamento, muito menos de pontuação, e, principalmente,
3. Não possuem critérios de desclassificação. 

Com a ajuda do meu amigo Google, comecei a procurar regulamentos de concursos de danças diversas, para observar o que poderia ser de utilidade para os concursos de dança do ventre. E encontrei o regulamento dos sonhos de toda bailarina árabe que gosta de concursos: o regulamento da Copa Brasil e SulAmericano LIBRAF de danças, que contempla as categorias: Árabe, Jazz, Fitness, Hip Hop Latino e Pop Dance. 



A LIBRAF, sigla que significa Liga Internacional e Brasileira de Aeróbica e Fitness/Hip Hop é uma instituição mantida pela Franzen Fitness em Porto Alegre-RS. Claudio Franzen todo ano reúne profissionais de diversas áreas para auxiliá-lo na realização do evento Copa Brasil e Sulamericano. Suas palavras (conteúdo disponível no site):


A LIBRAF desde sua criação até hoje tem demonstrado seriedade e conduta em tudo que faz, meu trabalho em prol destes esportes tem sido constante para que possamos em um breve período demonstrar ao mundo que o esporte é sim a solução de muitos problemas de nossa sociedade, espero que no futuro, nossos meninos e meninas estejam engajados neste objetivo, não pensando nos seus próprios ganhos mas acima de tudo em um bem comum e de natureza sábia para a preservação de nossa espécie!
O ser humano sempre será a coisa mais importante para nós !

Aos que estão conosco e aos que entram na LIBRAF, Meu muito obrigado



O regulamento específico de Dança Árabe é elaborado pelas juízas do concurso Raquel Santos e Paula Ferreira (Hanife Hadassah), e possui detalhes como divisão de categorias até código de vestimenta, passando por uma descrição de todas as danças e principalmente dos acessórios permitidos para dança (não pude deixar de reparar na observação do pandeiro "instrumento simples, de madeira, sem fitas".... ahaha, ai ser todo mundo desclassificado concursos afora - Ô povo que gosta de fitinha no pandeiro). Mas o que me chamou a atenção, claro, foram os critérios de avaliação das coreografias. Vou colocar aqui só o índice para aguçar a curiosidade de vocês: 


Avaliação das Coreografias

1.1  Composição do Mérito Técnico
1.2  Composição do Mérito Artístico
1.3  Composição do Mérito Especialidade
1.4  Árbitro Chefe
1.4.1        Deduções
1.4.1.1 Penalidades referentes ao Mérito Técnico
1.4.1.2 Penalidades referentes ao Mérito Artístico
1.4.1.3 Penalidades referentes ao Mérito Especialidade
1.4.1.4 Deduções recebidas pelo Árbitro de Tempo
Desclassificações


***** FALA SÉRIO: IGUALZINHO AO MERCADO PERSA! *********


Depois leiam com calma o regulamento no link acima. 


Eu nunca assisti a um concurso da LIBRAF, não sei responder se o resultado é justo ou não, mas o fato é que de posse de um documento com esse nível de detalhamento é possível, no mínimo, reclamar com a organização do avento o pleno cumprimento do regulamento, visto que este está disponivel para baixar na internet com meses de antecedência - o evento será de 20 a 23 de Outubro. Mas quero acreditar que uma instituição que já tem filiais em 4 países não deixaria sua imagem ser manchada por um concurso mal organizado cujo resultado produz nos expectadores uma sombra de dúvida. 


Se você é da região Sul, prestigie este evento! Colabore para o crescimento do concurso de danças árabes da LIBRAF!


Para finalizar, um vídeo da jurada Hanife Hadassah que ADOREI. Uma dança leve, fluida e cheia de sentimento. Um deleite!"



em

http://www.amarelbinnaz.com.br/2011/05/o-regulamento-dos-sonhos-libraf.html




Só para esclarecer: a responsável pela elaboração do regulamento é Lise Ribeiro Rigolli Bueno, nome artístico: Nijmet el Mahira.A head judge (Arbitra chefe) da categoria Danças Árabes do evento Copa Brasil e Sulamericana. Eu e a Raquel somos colaboradoras da última versão. Foram muuuuitas horas de conferencia online para chegarmos nesse resultado. Vou reinterar o que disse no Blog da Amar:


Qualquer um que deseje usar o regulamento , creio, seria de bom tom pedir para Lise (e para LIBRAF) autorização e citar a referencia.



Comentários

Postagens mais visitadas