Em fim a Faculdade tão sonhada

Eu sempre quis fazer faculdade de dança. Queria ir para federal da Bahia, mas era muito novinha e meus pais disseram um retumbante NÃO!  Me diziam eles: Como tu vai te sustentar? Quem vai cuidar de ti? E se tu ficar doente?
Dizia meu pai que "Dança não é profissão!" E não é só ele que pensava assim ha 15 anos atrás! Se fosse diferente os bailarinos desta cidade teriam outro tratamento...
Os anos foram passando fiz outros cursos e uma graduação. Foramam aparecendo outras graduações em dança mais perto, Canoas (ULBRA a módicos R$700,00 por mês) e Montenegro (UERGS). E eu esbarrava justo no que meus pais falavam antes: como pagar? como me sustentar se tiver de trocar de cidade?
Mas a dança nunca saiu da minha vida.
Então a UFRGS abriu o curso de DANÇA. Levei dois anos para decidir fazer o tal do novo vestibular. Passei! Que beleza!!! Passei na ULBRA tb com bolsa integral e tudo!
Ai começou o meu dilema.
O curso da ULBRA é fantástico. infraestrutra, um mooooooonte de disciplinas praticas, teóricas, quatro linhas de pesquisa com projetos em andamento... Mas eu teria de cursar todas as disciplinas. Teria aula todos os dias e ter de ir para Canoas.
Ir para a UFRGS seria um desafio pq o curso ainda está se estruturando. Contudo eu aproveitaria muitas disciplinas o que me daria mais tempo durante os semestres para aproveitar melhor as disciplinas. Optei pela UFRGS.

É UFRGS! Simplesmente não tenho tempo para  mais nada! Tive de fechar algumas turmas que dava aula, sai de uma escola, não consigo fazer aula de dança árabe, mal tenho tempo de estudar...

Percebo um preconceito ferrenho contra a dança do ventre. Nos dois primeiros meses tive de suportar muita dor no meu $&&¨$¨$ joelho  ( quase morria de dor mas fechava a quinta posição) para mostrar que SIM eu sei ballet! Nunca era convidada a mostrar um movimento. Ouvia quieta todos os exemplos errados de aula eram baseados adivinha em que tipo de aula?! Dança do ventre. Aguentei quieta sim, nós sabemos que tem aula ruim por ai, mas não é só de dança do ventre.
Até que um dia eu me rebelei:
"Diagonal de giro!", me enfiei lá na primeira fila ( a fila das "boas"). Me posicionei e fui... chaine  retinho até o fim da diagonal ( que não é pequena) e terminei em arabesque! E tem sido assim, aos poucos mostrando que não é pq estudei 14 anos de dança árabe que não lembro dos 8 anos de ballet junto com 8 de GRD!





Não satisfeita em ser respeitada como bailarina clássica, queria ser respeitada como professora e coreógrafa.
E no dia da aula inaugural onde, teoricamente, só os veteranos dançam (pq, segundo eles, nós, calouros, teríamos que só sentar, assistir e "absorver"!!!), aceitei o convite da coordenadora para dançar com meus colegas, incentivei-os a dançar tb E levei minha aluna, Silvia Rodrigues, para dançar!
Três ensaios foi um sucesso e a Buleika deixou muita gente de queixo caído! "Nossa! Abriu um mundo novo para mim! Dança do ventre era só mexer  o quadril!"
Parece que vou conquistando respeito também para a dança árabe!

Não bastava dar aula e fazer um monte de disciplinas em horários loucos eu aceitei ser representante de turma... E com isso fico sabendo bastante sobre as necessidades dos alunos e do curso. Desde sexta passada estou em um GT para fazer uma pesquisa que pretende traçar o perfil do aluno da dança e com isso provar que algumas coisas tem que mudar com relação a horários, disciplinas.... Se elas vão mudar... isso vai levar algum tempo.  O importante é que em alguns anos o curso da UFRGS será tão bom qto qq outro, pq nós alunos batalhamos por isso.

Me parece que eu devia ter feito a trajetória que fiz até aqui. Com a visão de educadora aproveito mais as aulas, mas tb percebo melhor os erros. Ter maturidade é essencial para conquistar respeito. Nunca fui de me envolver com discussões estudantis pq penso que é preciso compreender a guerra para travar as batalhas certas, hj vejo uma guerra que valhe a pena ser vencida, batalha por batalha...


Portanto. Vou falar muito de DANÇA, nas suas diversas linguagens. Vou escrever muito sobre a graduação em dança e os ajustes de currículo. E vou fazer muitos links com a dança árabe!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas