mais um dia de aula...

Na última semana uma aluna chegou na aula me contando que, navegando pelo orkut, viu que uma bailarina "x" tem um monte de vídeos no youtube e foi logo me perguntando pq eu tb não tinha.
Respondi que tinha sim, mas que não colocava tudo por motivos muito simples:

Vamos compartilhar o que é bom:

Cá entre nós, não se coloca qualquer vídeo só pra fazer volume. Tem que ser bom!!! Muito bom!
Não só para se auto-promover.
As ditas professoras, mestras e blablabla deveriam ser mais cuidadosas. Tem muita menina por ai que estuda exclusivamente por vídeos. Não é o certo, mas elas fazem, e seguem qualquer coisa simplesmente pq não podem ter critérios se não foram ensinadas a tê-los.
Vê-se de tudo. A música vai para um lado a bailarina para outro, não só em tempo. Dia desses estávamos em uma apresentação , JURO, começou a tocar um said, daqueles "pegados" que mal dá para se conter, as meninas entraram com a prof  tocando snuj... fora da música, som sujo... paradas, sem acompanhar a música e sem um passinho sequer do folclore. Se não bastasse entra em seguida uma "bonita" com espada e com um SOUDI! Pelo amor de todos os deuses!!! Soudi é característico do estilo folclórico Khaleege...
Entendem o que eu digo??? 
Ai uma desavisada vai lá olha isso e acha que está certo e assim a coisa se perpetua.


Perguntem... Procurem se informar. Por favor, estudem! Tem muitos cds de ritmos no mercado e até na web...
derbake.com.br
Ouça todos os dias! Eu tenho 18 ritmos no meu mp3 para fazer caminhadas!!

PLAGIO
Logo  em seguida chega uma colega de aula contando que um professor ( que é conhecido por  fazer  cópias descaradas) disse que as fotos dela eram lindas, elogiou o figurino bem folclórico e pediu para ver o vídeo da coreografia... que é premiada.

Não sou a favor de por coreografias inteiras na web pq ao invés de estudar as pessoas simplesmente copiam.
 Não faça isso. Não roube o tempo de estudo, o investimento em aulas e cursos de outras pessoas.
Estude!

Respeito as tradições

Não, eu não sou nenhuma radical. Acho que um pouco de inovação é sempre bem vinda. Mas, como diz  Carlinhos de Jesus 90% de dança e 10% de "liberdade poética"... E com um mínimo de noção, já que "Gosto não se discute, deplora-se!" - como diz o Mestre DeRose.
Uma  criatura foi para o festival Ahlan Wa Sahlan , no Egito dançar "Reboleichom"... Sem maiores comentários...
Estude os costumes, os pqs de cada ritmo ser trajado desse ou daquele modo, os gestos característico e seus pqs... Estudo e mais estudo. Não há como escapar disso.


Sim se aprende com o que não é bom

Sempre que me deparo com esses vídeos, gravo e levo pra aula. deixo as meninas assistirem e tirar suas conclusões. Deixo que percebam o que é certo, o que não fica bem...
Uma delas me pediu para ensinar o uso de véus. Peguei um desses e mostrei. Perguntei em seguida o que não estava bom e ela respondeu de pronto: Parece que estão com panos de chão!!! Não tem braços para trabalhar o véu!
Não precisei explicar  de novo que  iniciante não tem alongamento, agilidade e força na medida certa para trabalhar o véu...

Comentários

Postagens mais visitadas