Celebrar a diversidade


Ha algumas semanas a trás  uma das minhas queridas alunas espalhadas pelo  Brasil, Scharlene Amarante (@viamajoris e @fixxanamente), estava me contando que havia entrado no CONTUR (Conselho Municipal de Turismo). Estava super empolgada com  a possibilidade de contribuir com a Festa das Etnias do Município de Porto União. Durante a conversa ela comentou que a comunidade é formada por várias etnias que constituem a formação das cidades de União da Vitória e Porto União, as Gêmeas do Iguaçu. 
Brasil com nativos Xokleng da Aldeia Guati, Polônia, Russia, Alemanha, Ucrânia, Áustria, França, Sírio-Libaneses , Árabes, Turcos, Suíça, Itália, Portugal, seriam representados com suas manifestações culturais na forma como se manifestam  na região. 
Fiquei super feliz! Tenho uma queda por esses encontros...  Já fui pensando me organizar para ir assistir. 
Depois de algumas semanas voltamos a falar no assunto, em alguns casos, as famílias de algumas etnias, não estavam dispostas a participar do evento, de qualquer forma. Dentre elas as de etnia oriental e russa. Outrora haviam estado presentes na festa, contudo nos últimos anos haviam se recolhido. Esse tipo de silêncio/ausência sempre chama minha atenção. 

 Nós ficamos tristes, sempre  vejo nestes encontros uma oportunidade incrível de aprendizagem, estar com famílias ouvir sua história, como chegaram ao nosso país, o que lembram... ( Eu tenho um pé na história oral , pra não dizer o corpo e a alma inteira).
Nessa conversa surgiu a ideia de eu ir dançar na festa. Pra mim era uma ideia, vaga,  já pra Scharlene... uns dias depois começamos a ver datas. Ok. Era pra dançar  nos dois dias de festa, participar do desfile.  Já estava LINDO!
Mas ai... a coisa foi crescendo... O querido Marcos Leão, praticamente uma enciclopédia embaulante, pessoa de uma cultura quase inacreditável, grande incentivador da preservação das  manifestações de TODAS as etnias da região, ficou empolgado com a possibilidade de me levar para festa e juntos, ele e Scharlene, moveram céus e terra para que eu estivesse com eles.

14hs de viagem e cheguei a Porto União na quinta feira a noite,eu que já estava pronta pra fazer trilhas e desbravar as cachoeiras da região nos dias de folga, e, pra minha surpresa, descobri que tinha uma agenda para cumprir. As pessoas ficaram curiosas sobre a abordagem que trago para a forma de abordar a dança, uma vez educadora, sempre educadora.

   Entrevista para CBN Vale do Iguaçu com os participantes da 7ª Festa das Etnias de Porto União.

No sábado começamos o dia com o desfile com todas as etnias que foram representadas, fico imensamente feliz por estar nesta celebração levando um pouquinho daquilo que me fez apaixonada por essa dança, a riqueza cultural que a envolve.







A tarde voltamos para as apresentações,







e claro,  aquele passeio pela feira onde se podia apreciar o artesanato de cada etnia e conhecendo gente linda.

Segunda fomos mais uma vez à CBN, desta vez para contar um pouquinho sobre minha trajetória e trocar impressões sobre arte e cultura com a querida Wannessa Ariatti e divulgar a roda de conversas na UNESPAR. 









Marcos Leão, que nos brindou com um apanhado histórico.
Ludmila Pawlowski nos contando sobre a diversidade étnica
da Polônia. 


Só  tenho a agradecer por tanto carinho.
Os contratantes,
Marcos Leão e Scharlene Amarante

Fica pra mim a vontade de ver ampliado o evento, com atividades relacionadas às etnias,  oficinas de arte, culinária,  dança, jogos, literatura, culminando na festa.
Fica a dica. 




Comentários

Postagens mais visitadas