Aulas

Para início de conversa: 
Aula de...


Danças Árabe! Por que eu penso que é um termo mais correto( raks el  assaya está longe de ser dança do "ventre"). Para aprender a dança é preciso conhecer a música e a musicalidade árabe, a cultura, os costumes, aprender sobre a história e os mitos para compreender o que é que nós dançamos. Só quando conhecemos de fato algo é que podemos amar e respeitar a cultura a que pertence.

As aulas compreende em :


Alongamento: Não tem como fazer aula de dança sem alongamento. Muitas vezes esta é a unica atividade física e é preciso ter cuidado com o corpo ( principalmente o alheio);
Aquecimento: Depois de alongar é hora de aquecer os músculos preparando-os para os movimentos próprios da dança;
Técnicas de movimentação: A dança do ventre não é uma dança de passos, mas basicamente  de movimentos. Aprendemos a controlar músculos e a movimentá-los de forma isolada. Cada movimento da dança árabe tem suas peculiaridades e forma correta de execução ( ver post  Correções nos movimentos básicos de Dança Árabe).
Seqüencias coerográfias: Uma vez apreendido o movimento é hora de por em prática na música árabe, compreendendo quando cada movimento é executado na música e porque.
Relaxamento /alongamento: Relaxamos por alguns momentos dando tempo para que o organismo absorva o que foi feito e por fim alongamos as estruturas musculares solicitadas.


Vamos aprendendo movimentos, gestos, ritmos e quando percebo que boa parte da turma já tem a base passamos a dançar. Por que esse é o objetivo: Dançar e não "alunar".
Minha intenção é formar BAILARINAS e não ter ALUNAS, meu maior sonho é ser superada por todas minhas alunas. Uma bailarina pode optar por não dançar, mas uma eterna aluna não saberá dançar. Reproduzir coreografia não é dançar. É como um analfabeto funcional, lê mas não entende. Meu objetivo é ensinar a " ler" a música árabe.


Sempre que percebo que  uma aluna tem dificuldade procuro observar se mais alguém tem o mesmo problema. Voltamos à base do movimento para compreende-lo e corrigí-lo. E, se for necessário, busco suporte em outras técnicas, como a do ballet clássico, para aprimorar elementos da dança ou coreografia.




Turmas


Sempre reduzidas. Não consigo dar aula ( ensinar de verdade) para 20 ou 30. Por isso não dou aula em academia. Gosto de cuidar de cada uma, poder olhar cada uma, corrigir e ajudar cada uma em sua subjetividade. Cada a aluna é unica e o que funciona pra uma não se aplica a outra.


Prefiro manter iniciante em turma separada para poder dar mais atenção individual. A base tem que ser bem feita. É ai, nos fundamentos, que se aprende a postura certa para tudo. Depois temos básico I, II e III; intermediário I, II e III e avançado. 
Não há tempo pré-determinado para terminar o básico, cada aluna tem seu ritmo e assim que ela atingir as exigências ( que nada mais são do que a base para fazer os movimentos mais complexos) ela é aprovada. 




Personal Bellydance


Ofereço este serviço como opção. A pessoa quer uma coreografia a jato, ou quer melhorar alguns aspectos da sua dança. A aula será desenvolvida em função de suas necessidades.



Cursos e Workshop


Se aprende muito em cursos rápidos, algumas mais outras menos e nem sempre isto tem haver com a ministrante. Uma aluna iniciante não aproveitará tanto um curso de Gawazze quanto uma aluna intermediária ou avançada, pois a primeira não tem base suficiente para acompanhar aula.
Aqui cabe uma dica: Observe para que nível é o curso. Não atrapalhe a aula se você é iniciante. Não quiero dizer que você não possa fazer. Observe, anote, se puder grave os movimentos ( a aula só com autorização da ministrante) e vá aprimorar com a sua prof , que possivelmente estará lá fazendo a aula.
 Oh! que HORROR! EU PAGUEI. 
Sim, e as outras também! E não se deve nivelar as turmas pelo nível mais elementar.




Bolsistas


Já tive algumas. E tenho a plena convicção que o justo não deve pagar pelo pecador.
Portanto, sim, eu ainda abro vagas para bolsista. MAS, faço avaliação do perfil, audição, entrevista e a aspirante a aluna tem  deveres para com a escola por meio de um contrato.
E aprendi a ser beeeeem rigorosa: 3 faltas sem justificativa ( atestado médico, atestado do trabalho) perde a bolsa. Afinal tem gente realmente querendo aprender.

Postagens mais visitadas